Choperia Bar Amarelinho da Cinelândia

Hot
 
0.0 (0)
0 4 0 0 0
Choperia Bar Amarelinho da Cinelândia
Choperia Bar Amarelinho da Cinelândia
Choperia Bar Amarelinho da Cinelândia
Choperia Bar Amarelinho da Cinelândia

O Amarelinho, fundado em 1921, está na Cinelândia, na área onde se erguia nos séculos 18, 19 e princípios do século 20 o Convento de Nossa Senhora da Ajuda, a primeira instituição religiosa feminina do Brasil, construído em 1750 para receber as freiras da Ordem da Imaculada Conceição, criada na Espanha, no século 15. O convento situava-se à altura da confluência da Rua dos Barbonos (Evaristo da Veiga) com a Rua da Guarda-Velha (Treze de Maio). Próximo ao grande convento estavam o Seminário São José (em terreno onde fica a Biblioteca Nacional) e o casarão onde residiu por longos anos Ana Teodoro Ramos de Mascarenhas, mãe do bispo José Justino Mascarenhas Castelo Branco, senhora que exercia a função de juíza, decidindo questões, harmonizando divergências, ouvindo queixas da população. Daí a expressão popular “vá se queixar à mãe do bispo”. Ali perto também estava o prédio que abrigava os frades barbonos (capuchinhos).

A abertura da Avenida Central, a construção de novas edificações, a inauguração do Palácio Monroe (sede do Senado Federal, absurdamente demolido em 1976) e do Teatro Municipal, o desmonte do Morro do Castelo e as áreas que se tornaram disponíveis com a derrubada de antigos prédios formaram o berço da Cinelândia. A partir dos anos 1920, tudo ganhou novo aspecto, graças ao espanhol Francisco Serrador, nascido em Valência, em 1872; de origem humilde, um modesto vendedor de peixes em sua cidade natal. Aos 15 anos chegou ao Brasil para transformar-se num dos empresários de maior prestígio no Rio, inaugurando salas de cinema, concretizando o seu grande sonho, a Cinelândia, que ele chamava “a Broadway Brasileira”.

(retirado do próprio site do bar)

Bar & Pub Information

Full Address

Praça Floriano, 55B
Rio de Janeiro, RJ 24001-970
Brazil
Telephone
Swap Start/End

User reviews

Already have an account? or Create an account
O Amarelinho da Cinelândia, qualquer carioca conhece...
(Updated: October 06, 2011)
Quem nunca foi abordado na Cinelândia por um garçom do Amarelinho? Além da tradição histórica, o Amarelinho da Cinelândia é uma boa opção para aquele chopinho, almoço ou no relax depois da saída. Uma das pedidas podem ser o provolone a Milanesa, Frango a passarinho com aipim, além de outros petiscos no cardápio diverso.
As atrações musicais acontecem no segundo andar. Pagodinho que pode rolar até altas horas.

User Review

Good Points
Tradição
Localização
Ambiente
Cardápio
Preço
Atendimento
Bad Points
Cheio
Demora
Do you recommend?
Yes
Report this review Comments (0) | Was this review helpful? 0 0